quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O BAMBU

Em uma propriedade havia um bambuzal e nele destacava-se um bambu, que por ser o maior, estava em uma situação privilegiada e lá do alto podia ver toda a planície, contemplar toda a natureza ao seu redor. Era muito feliz. Sentia orgulho da posição que se encontrava e, se considerava mesmo superior dentre os demais de sua espécie.
De tempos em tempos o senhor daquela propriedade vinha a passear por aquele local e ficava a observar o bambu.
O bambu sentia muito feliz. Ele sentia que o senhor tinha, por ele, uma admiração muito forte.
Ele também amava o senhor e, ao vento se curvava todo, como em reverência.
Certa vez, o senhor se aproximou mais do que fazia em suas costumeiras visitas. O senhor tocou no bambu.
O bambu se estremeceu e chegou a emitir pequenos estalidos, numa demonstração de satisfação. O quê que o senhor queria?
Com voz firme e amorosa o senhor falou ao bambu:
-Olha bambu, eu te escolhi. Eu preciso de ti.
O bambu respondeu:
- Senhor, com todo prazer te servirei. Mas, como poderei ser útil?
-Primeiro, vou precisar cortá-lo aqui embaixo.
-Mas vou cair no chão! Não mais terei a visão de toda a planície. E isto é meu orgulho.
-È, mas eu preciso de ti e, para me seres útil, preciso cortá-lo.
-Bem senhor... Se não há outro jeito; faça a tua vontade.
O senhor, com sua ferramenta cortou o bambu, bem rente ao chão e, em câmara lenta, o bambu caiu, levantando uma nuvem de poeira.
Em seguida, o senhor com seu facão começou a desfolhar o bambu.
-Ei senhor! O que é isto? Estás me despindo
-Sim bambu, eu preciso de ti e, para que me sejas útil preciso aparar estas folhas, estas arestas.
-Mas senhor, é minha vaidade! Já me derrubaste do meu orgulho e agora me tiras a minha folhagem, que sempre ostentei com tanta vaidade?
-Bambu, eu preciso de ti, e para que me sejas útil preciso aparar toda esta folhagem
-Bem senhor se não há outro jeito, faça a tua vontade.
O senhor limpou externamente todo o bambu. Feito isto o senhor abriu o bambu em duas metades.
-Senhor! Que fizeste? Abriste-me ao meio expondo todo o meu interior!
-Sim, eu preciso de ti, e para que me sejas útil foi necessário fazê-lo.
Continuamente, o senhor, com sua ferramenta começou a arrancar os nós do interior do bambu.
-Não senhor! Aí não! Por favor, é meu coração! E meu interior!
-Olha bambu, eu preciso de ti, e para que me sejas útil eu preciso remover estes entraves.
-Mas senhor, é minha privacidade, meu ego. O senhor vai mexer, vai doer, vai incomodar.
-Meu querido bambu, eu preciso de ti, e para que me sejas útil, preciso fazer este tratamento em seu interior. Somente assim me poderás ser útil.
Bem senhor, se é assim... Faça a tua vontade.
Após estar todo limpo, o senhor juntou as duas extremidades, levou-o a uma fonte e fez correr água fresca e limpa pelo seu interior, que foi desaguar em uma sementeira, irrigou a terra, e fez germinar sementes, que cresceram e produziram frutos. Frutos que alimentam homens, mulheres e crianças.

Para meditar:
“... tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: tu és meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei.” Is 41.9

1- Somos escolhidos por Deus.
João 15.16 “Não foste vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu escolhi a vós e vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome Ele vos conceda.”


2 - Para sermos úteis, para fazermos a vontade de Deus, temos que:
• Deixarmos nossas posições privilegiadas, cômodas e nos colocarmos de joelho no chão, rosto voltado ao pó. Precisamos orar e nos humilharmos diante de Sua SOBERANIA.
• Precisamos nos despir de toda a vaidade. Deus agrada de humildade.
“Se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se desviar dos maus caminhos, então o ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2 Cr 7.14
• Temos que nos expor. O mundo tem que ver em nós povo restaurado, povo transformado.
“Assim já não és mais escravo, mas filho; e, se és filho, és herdeiro de Deus por Cristo.” Gl 4:7
• Nosso interior.
Precisamos ser tratados, temos que estar livres de: preconceitos, ressentimentos, murmurações. Devemos estar prontos a perdoar.
O Senhor toma cada um de nós, e nos leva ao local descrito pelo salmista em Sl 46.4 “Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o Santuário do Altíssimo.”
Em Ap 22.1 “Então me mostrou o rio da Água da Vida, brilhante como cristal que saí do trono de Deus e do Cordeiro.”
Este Rio é Jesus.
João 7.38 “Quem crer em mim, como diz as escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva.”

Paulo Roberto A. Castro, Pb.

4 comentários:

  1. Deus me Revelou algo tremendo na vida da igreja dos pastores da sua vida da MH vida espetual....nesta planta que ninguém faz plantacap por não ter valor!!Eu preciso falar com um pastor que teme a Deus......se alguém pastor queira estou dedposto a passa está revelação!

    ResponderExcluir
  2. Deus me revelou usando o bambu .. que as igrejas eos pastores se preparem que o corte está . próximo

    ResponderExcluir